A massagem terapêutica e o cancro da mama

massage-486700_1920Foi realizado um estudo pela University of Miami School of Medicine,  em pacientes com cancro de mama, nas quais foram aplicadas massagens três vezes por semana.

Ao longo do tratamento, as pacientes relataram menores níveis de depressão, ansiedade e raiva. Os benefícios da massagem, após o tratamento do cancro de mama, também incluem uma estimulação do sistema imunitário e auxílio nas mulheres em aceitarem novamente o seu corpo.

A massagem promove o relaxamento e reduz a ansiedade em pacientes com diferentes tipos de cancro, sendo particularmente importante no aumento da esperança média de vida, no caso do cancro de mama.

A investigação mostra que a massagem terapêutica é um complemento eficaz nos cuidados médicos em mulheres submetidas a mastectomia ou reconstrução mamária. Em pré-cirurgia, a massagem relaxa o tecido muscular e aumenta o fluxo da linfa. No pós-cirurgia, as mulheres que recebem técnicas especializadas de drenagem linfática apresentam menos dor e inchaço.

Fonte: American Massagem Therapy Association